ATENÇÃO AOS VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

Todo mundo já sabe que até março as chuvas são constantes na previsão do tempo brasileiro, tanto que já virou letra de música de Tom Jobim “são as águas de março fechando o verão”, porém, para quem mora em condomínio a fonte da água pode ter outras origens: vazamentos e infiltrações.

Esta dupla – vazamento e/ou infiltração, pode ser fonte de problemas para o proprietário do apartamento e para os vizinhos, mas com bom senso é possível resolver tudo e ainda aproveitar a oportunidade para estreitar o relacionamento.

Embora sempre cause preocupação quando aparecem, vazamentos podem ter causas simples como ralos obstruídos por sujeira, ausência de rejunto no piso, dreno de aparelho de ar condicionado entupido, ou caixilhos de janelas mal conservados.

Depois de identificado que o problema é dentro de sua unidade, caso necessário, consulte a zeladoria do seu condomínio ou a Manager que poderá auxiliar na indicação de profissionais para execução do serviço, sem compromisso.

Agora, caso tenha identificado o problema e detectado que a origem pode estar na unidade do vizinho, o mais recomendável e produtivo é desenvolver uma conversa amigável. Convide-o, por exemplo, para um café na sua casa, mostre o vazamento/infiltração e aproveite a oportunidade para estreitar o relacionamento.  Quando não houver consenso entre as partes, o proprietário do apartamento prejudicado pode abrir uma “Ocorrência” no site da Manager que encaminhará um pedido de investigação e reparo a unidade causadora, se ainda assim o problema não for solucionado a recomendação é que o prejudicado procure seus direitos em juízo.

Os casos mais complexos de vazamento e infiltração são decorrentes de ausência de impermeabilização das lajes superiores, trincas na fachada, problemas de responsabilidades da construtora, caixa de água com fissuras ou canos das prumadas comprometidos. Neste caso, a nossa orientação é contratar um engenheiro perito que analise e identifique a causa e proponha um escopo de serviço. Caso o valor do reparo caiba dentro do orçamento do condomínio, o ideal é que seja executado rapidamente. Quando isso não ocorrer, é necessário convocar uma assembléia para discutir e aprovar o orçamento.

O vazamento não pode dar vazão ao desentendimento, mas sim, ser canal de aproximação com o vizinho.

Commentários (0)
Postar um comentário

Commentários (0)
Postar um comentário