Garagem

Garagem, sinal verde para manutenção da harmonia

A garagem dos condomínios é um dos temas que mais geram reclamações de moradores. Carros mal estacionados, garagens sendo utilizadas como depósitos, entre outras queixas, são comuns no dia a dia de quem divide um espaço coletivo.

E o que fazer diante de situações como essa? Veja agora quais são os principais problemas relacionados à garagem e dicas de como resolvê-los:

1. Vagas presas

Um dos principais problemas relatados em estacionamentos de condomínios são as vagas presas. Isso acontece quando um morador fica impossibilitado de entrar ou sair do condomínio porque outro veículo está bloqueando a passagem.

Nesse caso, o que vale é o bom senso e aquele velho ditado “não faça com os outros o que não gostaria que fosse feito com você”. Caso a situação persista, o indicado é conversar com o dono do veículo para expor a situação e se disponibilizar a manobrá-lo se necessário.

2. Motos e bicicletas compartilhando vagas

Muitos moradores que possuem motos ou bicicletas as julgam tão pequenas que cabem na mesma vaga destinada ao seu veículo. Apesar de alguns não se sentirem incomodados, pode ser que um pequeno espaço fora da vaga ocupado pelo veículo atrapalhe manobras dos vizinhos.

O cenário ideal seria o condomínio fornecer um espaço na garagem destinado à esses meios de transporte, mas quando não for possível, o que deve prevalecer são o diálogo e a sensatez, além de ter regras claras definidas em assembleia.

3. Depósito na garagem

A maioria do condomínios proíbe a utilização da vaga de garagem para outros fins, como depósito de objetos, que podem servir de espaço para o aparecimento de pragas, além do aspecto visual ficar comprometido.

Caso ocorra essa situação, o ideal é conversar com o síndico, que pode aplicar notificações ou multas a quem descumprir as normas.

Ou, ainda, se algum morador tiver a ideia de instalar armários ou prateleiras na vaga de garagem, vale discutir o assunto em assembleia.

4. Utilizar vagas destinadas para outras unidades

Um dos principais conflitos entre vizinhos é a invasão do espaço de garagem. Um carro mal estacionado que ocupe parte da vaga alheia e impeça manobras, uma parada rápida para carga e descarga e outras situações podem ocasionar confusão.

O ideal, em um primeiro momento, é que se tente dialogar de forma amigável com o morador envolvido, esta é sempre a melhor alternativa. Caso não haja solução, é preciso recorrer ao síndico.

Diante desses conflitos, aqueles que se sentirem prejudicados e a situação não puder se resolvida nem por intermédio do síndico, é possível entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. Frizando que essa é a última instância indicada.

Commentários (8)
Postar um comentário

Commentários (8)
  1. Alexandre Barros 12.02.2019 at 10:46

    Vocês tem que marcar as vagas dos conjuntos, assim não haverá mais problemas, é bastante simples.
    Todos os problemas de estacionamento são em sua maioria causados pela própria Manager.
    Sou dos conjuntos 505/506 Office e como um dos primeiros no prédio gostaria muito de obter vagas marcadas próximas ao elevador do 3º andar. É possível?
    Garanto que não haverá mais discussão no estacionamento.

    • Marcelo Mahtuk 10.03.2019 at 19:53

      Prezado Alexandre,
      Todo condomínio tem uma hierarquia legal, e a disposição das vagas foram estabelecidas pela Convenção, somente um quorum específico pode alterar essa determinação.
      As vagas do seu condomínio estão sendo geridas em respeito a Convenção.
      Para melhor compreensão, solicitei ao Gerente responsável pelo seu condomínio, entrasse em contato para atende-lo melhor.

      Abraços

  2. e os cachorros que fazem xixi pela garagem???

    • Marcelo Mahtuk 05.03.2019 at 17:59

      Prezado Silas,
      Tem alguns assuntos que são repetíveis. Não somente no seu condomínio com mais de mais de 2000 unidades, sendo que perto de 35% tem animais.
      O que quase sempre escutamos: “mas não consigo controlar meu cão” ou “porque não reserva um local para eles na garagem”
      Poderia o sindico colocar mais seguranças, poderia a Manager multar os condôminos, poderia um vizinho gentilmente falar com o responsável pelo cão, poderia …
      Fácil concluir que parte do valor do condomínio é revertido para manter o respeito e a ordem, valor esse que poderia ser economizado.
      Acredito que viver em condomínios nós estimula a respeitar o outro.
      Vamos providenciar uma correspondência a todos os condôminos do seu condomínio estimulando o respeito.

      Abraços

  3. E qdo as vagas são indeterminadas com previsão de sorteio o que consta nas escrituras do apto e nada é feito? E qdo são 2 vagas e tem condôminos que param 3?

    • Marcelo Mahtuk 05.03.2019 at 18:25

      Prezada Liliane,

      Verifiquei qual é seu condomínio, mas a resposta adequada com base na convenção e suas atas, oriento contatar seu Gerente. Abraços

1 2
Postar um comentário