Planejamento Decoração de Natal

Já começaram os preparativos para a decoração de Natal?

Uma das características mais agradáveis do Natal está a decoração das casas, comércios e prédios.  A cidade iluminada e decorada traz de volta um momento de magia para crianças e adultos.

Há condomínios que entram no clima e contratam empresas especializadas, outros já mantem um estoque de objetos decorativos que, anualmente, recebem novos elementos e aproveitam o momento para promover uma integração entre os moradores e gestores que se organizam para decorar jardins, hall de entrada, além de outras áreas comuns.

Como é realizada a decoração de Natal aí no seu condomínio?

Fato é que já está no tempo de começar os preparativos.

Confira algumas dicas:

1 – Orçamento: O planejamento da decoração natalina em condomínios deve começar por esse item.

– O valor necessário já foi contemplado na previsão orçamentária?

– A decoração será realizada internamente e gerará baixo custo? Então o conselho ou somente o síndico pode aprovar o custo.

– Se os custos da decoração ficarem elevados, é importante que seja realizada uma assembleia ( que pode ser digital) para aprovação do orçamento, evitando assim, problemas futuros para o síndico.

2 – Compras: Caso a escolha seja por contratar uma empresa especializada, deve ser realizado o processo tradicional de, no mínimo, três propostas que deverão ser apresentadas em assembleia junto com o descritivo do trabalho. Se esta é a opção do condomínio, é preciso correr, já que estas empresas trabalham com antecedência.

Caso a escolha seja por montar internamente, uma boa dica é a de montar um grupo de moradores que poderão providenciar  uma ideia de projeto, para definir e quantificar os itens. As compras podem ser realizadas em centros de compras como, por exemplo, em São Paulo, na Rua 25 de março.

Outra dica, principalmente, neste caso é o de dar preferência a objetos mais duradouros, ainda que um pouco mais caros, isso porque, eles poderão ser utilizados todo ou alguns deles em anos seguintes.  Outro fator importante é o de estar atento quanto a qualidade dos produtos, principalmente, as luzes do pisca-pisca e outros objetos elétricos, uma vez que eles também podem interferi r na segurança do condomínio e de seu usuários, principalmente, as crianças.

3 – Hora da montagem:  Para os condomínios que escolhem montar internamente, pode ser uma alternativa, envolver as crianças no processo e o mais indicado é que elas atuem sempre de ajudante de um adulto, assim o trabalho flui melhor.

4 –Alternativas:   É cada vez mais comuns as decorações de Natal contar com peças e objetos recicláveis. Com boas ideias, facilmente  disponíveis nas redes sociais, e um pouco de habilidade é possível envolver os moradores.

Há alguns condomínios que decoram apenas as fachadas, sendo necessário a contratação de uma empresa especializada. Neste caso, também é preciso correr para que se torne viável, principalmente, porquê estes custos, geralmente, são elevados e precisam de aprovação caso não tenha sido especificado na previsão orçamentária.

 5 – Atenção a segurança

– Os itens elétricos devem ter boa procedência e certificação do Inmetro;

– A instalação e proteção da fiação elétrica devem ser bem executadas, bem como, deve ser verificada da compatibilidade elétrica dos objetos e da rede elétrica.

– Atenção especial ao isolamento de fios;

– Não instale nada próximo à rede de pública de energia;

– É importante que o processo de instalação seja acompanhado por um morador ou profissional com conhecimento em segurança elétrica.

Commentários (0)
Postar um comentário

Commentários (0)
Postar um comentário