NO SEU CONDOMÍNIO TEM CONSELHO? SAIBA AGORA PRA QUE ELE SERVE

O que faz o conselho do condomínio?

 

Primeiro, é importante que saiba que o conselho fiscal não é obrigatório por lei, porém torna-se imposição quando consta na convenção do condomínio.

Composto por três membros, preferencialmente, proprietários de unidades, tem a função de auditar e fiscalizar as contas do condomínio, fazendo ponderações e questionamento e, principalmente, aprovando ou reprovando os documentos que posteriormente serão encaminhados para assembleia geral. Cabe ainda aos conselheiros alertar o síndico quando identificar pontos questionáveis nos relatórios financeiros.

Os conselheiros ainda podem ajudar o síndico na escolha de fornecedores financeiros como banco e seguradora do condomínio.

As ações dos conselheiros estão diretamente ligadas à fiscalização da gestão financeira do condomínio, mas não podem tomar decisões, realizar compras e contrair dívidas em nome do condomínio sem autorização do síndico.

Vale ressaltar, que todas as reuniões dos conselheiros devem ser registradas em ata.

Com certeza, para que um condomínio atue de modo eficiente e transparente, a melhor opção é uma gestão em colegiado, na qual síndico, sub-síndico, administradora e conselho atuem em sinergia.

Commentários (0)
Postar um comentário

Commentários (0)
Postar um comentário