O JEITO DE FURTAR UNIDADES EM CONDOMÍNIO MUDOU

Nos últimos dois anos o número de furtos aos apartamentos em condomínios tem crescido e o principal jeito de entrar e sair dos meliantes é o mesmo de todos os moradores e visitantes, pelos portões principais.

Esquece aquela versão com bandidos fortemente armados, agora, na maioria dos casos os meliantes são menores (com idade entre 13 e 16 anos), bem vestido e de boa aparência, que andam e se vestem como os adolescentes do condomínio e, dessa forma, depois de estudar o condomínio, chegam falando ao celular e já vão dando aquela forçadinha para abrir o portão típica de morador.

Como o adolescente está ao celular, frequentemente de boné e óculos escuros, os porteiros pensam que é um morador pela “intimidade” com o portão e liberam o acesso.

Já dentro do condomínio ele segue de elevador até um andar alto e toca a campainha da unidade, ao perceber que alguém se aproxima, desce pela escada de emergência e repete a tática, quando identifica que não tem ninguém na unidade, arromba a porta e libera o acesso para os comparsas que, em 40 minutos em média, carregam tudo que podem de alto valor, coloca em mochilas, sacolas ou malas encontradas no próprio local.

Algumas vezes essas ações são facilitadas pelos falta de discrição dos próprios moradores que comentam em locais públicos sobre bens guardados em casa, viagens que farão etc.

Depois de concluído os furtos costumam sair tranquilamente pela portaria.

O furto só  é descoberto quando o morador volta e identifica o crime.

Cuidados a serem adotados

– É importante que a portaria identifique todos os que entram, em caso de dúvida, a pessoa deve ser sempre abordada, mesmo que seja um morador e, aparentemente, um incômodo;

– Os visitantes devem ser sempre identificados, mesmos quando acompanhados por moradores;

– As unidades devem sempre permanecer trancadas;

– É importante que os moradores não falem em locais públicos ou em ambientes com pessoas desconhecidas sobre viagens, bens e valores guardados em caso.

– Todos devem seguir fielmente os procedimentos de segurança preestabelecidos, inclusive, moradores e porteiros.

Commentários (0)
Postar um comentário

Commentários (0)
Postar um comentário